Fonseca Hoje

Fonseca Porto

O vinho do Porto Vintage tem sido uma tendência contínua em grande parte da história da casa Fonseca.

O vinho do Porto Vintage tem sido uma tendência contínua em grande parte da história da casa Fonseca. Desde o surgimento, na primeira metade do século XIX, do Porto Vintage como um grande vinho clássico do mundo que a Fonseca se tem afirmado como um dos seus produtores mais admirados e consistentes. O lançamento do lendário 1840, o primeiro Porto Vintage vendido sob o nome Fonseca, marcou o início de um fluxo de produção de vintages magníficos, que tem continuado até aos dias de hoje. Estes Vintages incluem ícones como o Fonseca 1868 e os extraordinários 1927, 1948, 1977 e 1994; estes últimos quatro, vinhos de 100 pontos.

Como Robert Parker escreveu no seu guia The Wine Buyer's Guide, "A Fonseca é uma das grandes casas de vinho do Porto, produzindo os vinhos do Porto mais exóticos e mais complexos. Com seu caráter exuberante e sedutor, poderíamos chamá-lo de o Pomerol dos vinhos do Porto Vintage. " James Suckling, no seu bem documentado livro sobre vinho do Porto Vintage, descreve-os da seguinte forma: "Os vinhos do Porto Fonseca Vintage são, talvez, os melhores e mais consistentes de todos. Não só têm uma surpreendente corpulência e poderosa riqueza quando jovens, como retêm essa juventude por várias décadas."

Quatro famílias moldaram o destino da empresa desde a sua fundação em 1815. A história começa com a família Fonseca e a família Monteiro, fundadores do negócio. Depois chegaria a família Guimaraens, que liderou a companhia por mais de um século e levou-a a atingir a sua reputação como uma das melhores casas produtoras de Porto Vintage. Por último, chegou a família Yeatman e os seus descendentes, que dirigiram a empresa com grande sucesso durante a segunda metade do século 20 e no novo milénio.

Enquanto para o colecionador ou conhecedor, a Fonseca pode ser sinónimo de Porto Vintage, para muitos apreciadores de vinho em todo o mundo, a empresa é mais conhecida como produtora do Bin N.º 27, um dos vinhos do Porto mais conhecidos de todos os tempos.

Fonseca Porto

Ao longo dos anos, a determinação da Fonseca em preservar e aperfeiçoar o seu diferenciado estilo levou-a a aproximar-se cada vez mais da vinha. Nas três últimas décadas do século 20, a Fonseca investiu na compra de vinhas e assumiu um papel preponderante na renovação vitícola do vale do Douro. As três quintas da Fonseca, Panascal, Cruzeiro e Santo António, com os seus terroirs diferenciados, têm um papel chave na definição do caráter inconfundível dos vinhos da empresa. A Fonseca tornou-se também uma pioneira da viticultura biológica e sustentável, ajudando a conservar o ecossistema único e a paisagem singular do vale para as futuras gerações.

A Fonseca pode orgulhar-se do seu passado e olhar para o futuro com confiança.

Os consumidores buscam cada vez mais vinhos com autenticidade e caráter, com uma história própria para contar, e que sejam elaborados por produtores criativos, que entendem o seu terroir e respeitam o meio ambiente.

O crítico de vinhos James Suckling, autor do livro mais abrangente sobre Porto Vintage escrito até hoje, descreveu uma vez a Fonseca como sendo "o Bentley" do Porto Vintage, o que pode ser traduzido como o produtor de vinhos para o conhecedor e entusiasta. Tal como estes famosos carros de luxo, os vinhos do Porto Vintage da Fonseca são puros-sangues, o resultado do conhecimento e da maestria, mas também da paixão e da criatividade. Desde meados do século XIX que a Fonseca continua a ser definida pelo seu lugar entre as pouquíssimas casas de vinho do Porto Vintage de topo, um produtor de vinhos feito por entusiastas para entusiastas.