O Vale do Douro

Tal como outros grandes vinhos clássicos, o vinho do Porto deve o seu caráter a uma combinação específica de solo, clima e casta, aliada a capacidades humanas aperfeiçoadas ao longo de muitas gerações.

A parte central do vale do Alto Douro, uma das mais belas regiões vinícolas históricas do mundo, não consegue ser reproduzida em nenhuma outra parte do mundo, sendo isso o que faz com que o vinho do Porto seja único.

Localizado no nordeste de Portugal, a área vitícola do Douro começa cerca de 70 quilómetros para o interior do litoral atlântico e estende-se até à fronteira com a Espanha.

As vinhas estão plantadas em solos pedregosos de xisto, nas íngremes encostas com vista para o rio Douro e os seus afluentes. Os socalcos das vinhas mais antigas estão classificados como Património Mundial e constituem uma das paisagens mais radicais feitas pelo homem.

Localizado no nordeste de Portugal, a área vitícola do Douro começa cerca de 70 quilómetros para o interior do litoral atlântico e estende-se até à fronteira com a Espanha.

O Douro apresenta uma riqueza de diferentes castas autóctones, permitindo que a vinha se possa adaptar corretamente ao terreno montanhoso, com as suas variações na orientação e altitude, de forma a produzir vinhos de excecional complexidade.

As propriedades vitivinícolas no Douro são conhecidas como "quintas". Algumas das melhores quintas são propriedade de casas produtoras de vinho do Porto, como a Fonseca, a Taylor ou a Croft, mas existem também muitas propriedades excelentes que pertencem a particulares. Embora o Douro também produza bons vinhos tranquilos, é o vinho do Porto, o mais majestoso de todos os vinhos fortificados, que se mantém como a vocação da região, sendo a fonte do seu reconhecimento como uma das melhores regiões vinícolas do mundo.